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agenciaCriada em 2001, a antiga Coordenação de Atividades de Propriedade Intelectual (Capi) foi um primeiro esforço para gerenciar os pedidos de patentes, até então realizados de maneira independente por setores isolados da UFRJ. Em 2004, a Capi mudou de nome e transformou-se na Divisão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (DPITT). No mesmo ano, era promulgada a Lei de Inovação, estabelecendo que toda Instituição de Ciência e Tecnologia deveria ter um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Finalmente, em outubro de 2007, a Agência UFRJ de Inovação foi criada a partir de uma portaria emitida pela Reitoria da UFRJ para desempenhar o papel de NIT da universidade.

Vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR2), a Agência UFRJ de Inovação é uma iniciativa voltada para a aplicação e difusão dos múltiplos aspectos da Inovação dentro da UFRJ, ficando responsável pelas atividades de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Entre as atribuições da Agência estão a difusão da Inovação em toda a universidade, o gerenciamento dos processos de proteção do conhecimento oriundos de pesquisas acadêmicas, a organização de processos de licenciamento de tecnologias, e a articulação de parcerias entre empresas e a UFRJ de modo que o conhecimento produzido na instituição possa, de fato, chegar à sociedade. Também é atribuição da Agência articular projetos inovadores nas áreas de Empreendedorismo e Inovação Social, promovendo convergências que mostram que a Inovação pode acontecer em qualquer área de atuação, e não apenas quando se fala em tecnologia de ponta.

 

Veja a Política de Propriedade Intelectual da UFRJ.

  

propriedadeindustrial PROPRIEDADE INTELECTUAL: O gerenciamento dos pedidos de patentes é uma das atividades mais importantes da Agência. Além de impedir o uso não autorizado da invenção, patentear um novo produto ou processo incentiva a divulgação de resultados de pesquisas na fronteira do conhecimento. Depois de um ano e meio, o órgão responsável pelos depósitos de patentes divulga todos os resultados, o que garante que outros cientistas possam acessar o conteúdo e dar prosseguimento às pesquisas na área. Cerca de 70% do conteúdo dos bancos de patentes está disponível somente nessas publicações. Nem toda pesquisa realizada na Universidade justifica o patenteamento, porém quando a invenção tem um potencial de mercado, é fundamental que se realize a proteção da propriedade intelectual. A Agência conta com uma equipe técnica especializada, responsável pelos depósitos de patentes e outros tipos de proteção intelectual. Saiba mais sobre propriedade industrial aqui.
transferencia TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: Transferir tecnologias é o objetivo final de grande parte das ações da Agência UFRJ de Inovação, principalmente as relacionadas à proteção do conhecimento. É por meio de mecanismos de TT (licenciamentos, contratos de parcerias etc.) que a Agência contribui para que os produtos e processos pesquisados na Universidade cheguem de fato à sociedade. Por meio de catálogos com as principais informações e vantagens de cada produto, a Agência busca os parceiros mais adequados para desenvolver ou licenciar cada produto ou processo.
 empreendedorismo-1 EMPREENDEDORISMO: Na área de empreendedorismo, a principal atuação da Agência é articular grupos de trabalho voltados para o estímulo do empreendedorismo na Universidade. Além disso, a Agência cultiva um profundo relacionamento com as empresas juniores da UFRJ. Essa parceria representa um apoio institucional forte para o movimento júnior, que vem se consolidando cada vez mais na UFRJ, com o fortalecimento das empresas existentes e a criação de empreendimentos novos de diversas unidades. A Agência UFRJ de Inovação está sempre aberta a novas iniciativas que busquem incentivar e aplicar o empreendedorismo na Universidade, mesmo que os projetos não sejam empresas juniores. A Agência não tem dispositivos que permitam a transferência de apoio financeiro para viabilização de projetos, mas atua principalmente na orientação e articulação com projetos semelhantes.
 logoinovacao INOVAÇÃO SOCIAL: Apesar de ser um conceito em constante transformação, entende-se que inovação social é uma intervenção dos protagonistas sociais em resposta a uma aspiração, com o objetivo de satisfazer uma necessidade, de aportar uma solução ou de aproveitar uma oportunidade de modificar as relações sociais, transformar um marco de ação ou propor novas orientações culturais. Inovações nessa área se convertem em fontes de transformações sociais e contribuem para o surgimento de novos modelos de desenvolvimento. A área de Inovação Social da Agência tem o propósito de articular, organizar, reunir, integrar e estimular as iniciativas socialmente inovadoras geradas na UFRJ. O trabalho desenvolvido nessa área tem em vista que medidas desse tipo podem ser adotadas como políticas públicas, apropriadas por comunidades e empresas, ou ainda contribuir para o desenvolvimento de novas soluções que promovam necessárias transformações sociais.

 

 

 

 

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