Principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil e em outros países

Diversos órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e também várias secretarias estaduais encarregadas destes temas disponibilizam recursos financeiros para fomentar a pesquisa em universidades e instituições científicas brasileiras. Órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES fomentam a pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos especializados. Suas ações são complementadas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAP, hoje presentes na maioria dos 27 Estados do país, que igualmente oferecem bolsas aos alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes.

O CNPq disponibiliza, além das bolsas individuais e por cotas, o auxílio direto à pesquisa concretizado em diferentes modalidades, enquanto a CAPES visa, de maneira mais marcante, o fortalecimento e a consolidação da pós graduação stricto sensu através de diferentes formas de apoio e de programas.

As FAP estaduais atuam também no financiamento de projetos, na formação de pesquisadores, nas inovações conduzidas entre empresas e pesquisadores acadêmicos e na divulgação dos resultados alcançados por esses trabalhos.

Além destas, várias outras fontes de financiamento no Brasil e no exterior estão disponíveis para serem acessadas pelos pesquisadores brasileiros e é nesse sentido que a Agência UFRJ de Inovação listou os links de algumas instituições que podem auxiliar na identificação das fontes de fomento e financiamento mais adequadas a cada tipo de demanda.

http://inei.org.br/fontes_de_fomento_e_financiamento_a_inovacao

http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro- reitorias/prorec/diretoria-da- agencia-de- inovacao-1/downloads/colecao-utfinova/03FontesdefomentoInovao.pdf

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/724.html#tlt

http://www.funedi.edu.br/links/associacoes-cientificas- instituicoes-de- fomento-pesquisa- orgaos-governamentais

http://www.ifsc.edu.br/agencias-de-fomento-internacionais

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ