tecnologia

A FAPERJ divulgou, em 29 de novembro, o resultado preliminar dos quatro editais – os programas de apoio a Projetos no Campo da Ciência Forense; às Incubadoras de Empresas; a Projetos de Núcleos de Inovação Tecnológica; e ao Empreendedorismo de Impacto Socioambiental do estado – lançados pela Diretoria de Tecnologia no mês de outubro deste ano. Foram selecionados um total de 41 projetos, que totalizam cerca de R$ 11 milhões em investimentos.

Para o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, o conjunto de editais está em acordo com as propostas levadas ao Conselho Superior da Fundação nos últimos meses. “Com relação aos editais voltados para o apoio às incubadoras de empresas e aos Núcleos de Inovação Tecnológica [NITs], nossa intenção é promover a aproximação entre as universidades sediadas em território fluminense e as empresas, seja por meio da geração de startups nas incubadoras, seja por meio dos NITs”, disse o dirigente. “Já em relação aos dois outros programas – Inovação no Campo da Segurança Pública/Perícia Técnica e Empreendedorismo de Impacto Socioambiental –, esses têm como missão o enfrentamento de desafios relevantes para a sociedade fluminense”, acrescentou.

O Edital do Programa de apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública - Ciência Forense teve 25 projetos submetidos ao processo seletivo dos quais foram aprovadas 13 propostas. Este Edital pretende estimular a pesquisa no âmbito da ciência forense, oferecendo novas metodologias e tecnologias relevantes para os profissionais da área.  O valor total dos projetos aprovados foi de R$ 3.468.257,00. Os proponentes neste edital estão principalmente vinculados à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Médico Legal e às universidades UFRJ e UERJ.

O Edital de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) pretende apoiar a capacitação e o aumento da eficiência dentro dos NITs do Rio de Janeiro, incluindo estudos e atividades relacionadas à busca de anterioridade, pedidos de patentes, transferência de tecnologia, prospecção de mercado e análises de viabilidade técnica, comercial e econômica de tecnologias desenvolvidas em nossas universidades e instituições de pesquisas. Foram submetidos 18 projetos, dos quais foram aprovadas 11 propostas que juntas somam R$ 3.341.359,00.

Para o Edital de Apoio às Incubadoras de empresas foram submetidos 19 projetos dos quais 15 foram aprovados, incluindo incubadoras em plena operação e também aquelas que estão buscando elaborar ou reformular seu planejamento estratégico. Foi também contemplado o projeto de fortalecimento da Rede de Incubadoras e Parques Tecnológicos do Estado do Rio de Janeiro (ReInc). O valor total aprovado foi de R$ 2.689.222,00.

Por fim, para o Edital de Programa de Apoio ao Empreendedorismo de Impacto Socioambiental do Estado do Rio de Janeiro foram submetidas 24 propostas das quais 12 foram aprovadas. O principal objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento de iniciativas que voltadas para o enfrentamento de problemas de alto impacto socioambiental no Estado do Rio de Janeiro. O valor total de projetos aprovados foi de R$ 1.499.555,00.  Entre os aprovados estão as universidades UERJ, UFRJ, PUC-Rio e empreendedores individuais, entre outros.

Confira, nos links abaixo, a listagem completa dos resultados preliminares dos editais:

Resultado: Programa de Apoio às Incubadoras de Empresas do RJ_2018

Resultado: Apoio a Projetos de Núcleos de Inovação Tecnológica_NITs_2018

Resultado: Apoio a Projetos de Inovação no Campo da Segurança Pública - Ciência Forense_2018

Resultado: Apoio ao Empreendedorismo de Impacto Socioambiental do RJ_2018