dosvox2018

O Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) promove em parceria com a Associação Fluminense de Amparo ao Cego (AFAC), mais uma edição do ENCONTRO BRASILEIRO DE USUÁRIOS DOSVOX, que em 2018 acontecerá em Niterói, Rio de Janeiro, no período de 12 a 14 de outubro.

Todos os anos o Projeto DOSVOX, do NCE/UFRJ, promove o evento sem fins lucrativos, com o objetivo de mostrar que pessoas cegas e de baixa visão têm, como todas as outras, capacidades e limitações e, quando lhes são dadas oportunidades, podem concorrer aos espaços de trabalho, estudo e lazer com as demais pessoas, compondo efetivamente a real inclusão na sociedade brasileira.

A cada ano, uma cidade se candidata para sediar o evento. Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Goiânia, Belém, Fortaleza, Joinville, Caxias do Sul, Uberaba e Salvador já sediaram eventos anteriores. Este ano, o Encontro DOSVOX, em sua 21ª edição, está sendo organizado pela AFAC, uma das mais importantes entidades de atendimento à saúde ocular e ao suporte ao desenvolvimento social das pessoas com deficiência visual.

Em 2018, o evento ganha apoio técnico-científico da Universidade Federal Fluminense, que possui um grupo estudando a questão da deficiência e propondo soluções e políticas educacionais que vêm modificando as perspectivas de desenvolvimento social e educacional no Estado do Rio de Janeiro.

O ganho em qualidade acadêmica trazido pela UFF ao 21º Encontro DOSVOX vai somar-se ao tradicional espaço que o evento dá para que usuários
compartilhem e troquem suas experiências pessoais.

O DOSVOX foi criado em 1993 para atender aos alunos cegos da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é um dos softwares para pessoas com deficiência visual mais utilizados no Brasil. Totalmente gratuito, o sistema executa em computadores muito simples e é distribuído pela Internet. Estima-se que existam cerca de 100.000 pessoas de todas as classes sociais e em todo Brasil que façam ou tenham feito uso do DOSVOX.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://intervox.nce.ufrj.br/encontro2018 ou pelo telefone (21) 3938-3198.

A AFAC fica na Rua Padre Leandro, 18 - Fonseca - Niterói – RJ.