ixsipid

 

Já estão abertas as inscrições para a nona edição do Seminário Internacional de Patentes, Inovação e Desenvolvimento - IX SIPID, que este ano terá como tema "A Propriedade Intelectual no Brasil - perspectivas e estratégias”. Realizado pela ABIFINA, o evento acontece no dia 18 de setembro, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Quando bem aplicada, a proteção à Propriedade Intelectual é fundamental para o desenvolvimento de um país, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento do Complexo Industrial da Química Fina. O Brasil vem avançando nesse tema nos últimos anos, com esforços conjuntos da ABIFINA, do INPI e da Anvisa. Os desafios, entretanto, ainda são imensos, especialmente em um mundo altamente globalizado e competitivo. Somam-se a isso as incertezas quanto à política brasileira para os próximos anos, devido ao ano eleitoral bastante indefinido. É nesse cenário que acontecem as discussões do IX SIPID. “Diante das mudanças que poderão acontecer no ano de 2018, o SIPID deste ano terá um enfoque mais técnico e industrial”, explica Ana Claudia Oliveira, consultora da ABIFINA.

Entre os convidados, estão profissionais e pesquisadores com amplo conhecimento sobre PI. O destaque da programação é a conferência inaugural do pesquisador Federico De Masi, do Departamento de Saúde e Bioinformática (DTU Bioinformatics) da Technical University of Denmark (Universidade Técnica da Dinamarca). O convidado abordará a relação entre a academia e a indústria, principalmente na área de biotecnologia. Também está prevista a participação de Daniel Pinto, conselheiro da Divisão de Propriedade Intelectual (DIPI) do Itamaraty, que traçará um panorama dos acordos internacionais atualmente em discussão.

Ainda na parte da manhã, o IX SIPID abrigará a 3ª edição do Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual, que este ano homenageia o presidente do INPI e o diretor-presidente da Anvisa. A premiação é um reconhecimento aos esforços das duas instituições em se fazer avançar a política brasileira de Propriedade Intelectual, que resultou na publicação da portaria que instituiu o Grupo de Articulação Interministerial (GAI), em 2017. O prêmio é entregue anualmente, como um incentivo às ações que busquem aprimorar o ambiente brasileiro de PI.

O programa inclui ainda mesas técnicas e jurídicas para debater a visão da propriedade intelectual nos diferentes fóruns, além da discussão de casos concretos de inovação de empresas associadas ganhadoras de prêmios de inovação e PI. Entre os demais convidados, estão Mauro Sodré Maia, diretor-executivo do INPI, Pedro Marcos Barbosa, advogado da DBB e consultor da ABIFINA, e Loris Baena, Procurador Federal.

A nona edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento - IX SIPID tem o patrocínio do BNDES e apoio da Firjan.

 

Local: Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Av. Graça Aranha nº 1 – Centro – Rio de Janeiro/ RJ

Data: 18/09/2018 (das 8h30min às 18h00min)

Veja a programação completa do evento.

Link para inscrição.

Para mais informações, fale com a ABIFINA: (21) 31251400 – email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ