tedufrj2018

No próximo dia 04 de junho, o auditório do Centro de Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai sediar a terceira edição do TEDxUFRJ. O encontro, cujo tema central é “como (re)construir a universidade?", acontecerá em um hall de convivência de 600 m² e se dará em quatro vias: entre pessoas, ou seja, estudantes, professores, comunidade local e apaixonados por mudanças; entre disciplinas, design, saúde, tecnologia e comportamento; entre lugares, portanto, unidades acadêmicas, outras universidades, empresas e poder público; e entre tempos, isto é, entre o passado, presente e futuro.

O TED é uma organização, sem fins lucrativos, dedicada à difusão de ideias sob a forma de palestras, curtas e impactantes, com cerca de 18 minutos. Não por acaso, o slogan do evento é “ideias que merecem ser compartilhadas”.

A conferência, com entrada gratuita, já tem mais de 500 inscritos e contará com 11 palestrantes (egressos ou não da UFRJ). As palestras são pano de fundo para um ambiente intimista cheio de conexões que ajudarão a construir o clima de cooperação e criação colaborativa que deixem um legado não só para a universidade, mas também para a sociedade. Crise de financiamento, metodologia de ensino defasada, pouco diálogo com a sociedade, gestão precária, falta de acesso. Os problemas enfrentados pelas universidades brasileiras, sobretudo as públicas, são alardeados a todo momento pela imprensa, pela classe científica e pelos estudantes.

Esses são alguns dos temas que serão abordados nos quatros blocos do TEDxUFRJ 2018:

1. Apresentação do contexto universitário brasileiro atual

2. A saúde da universidade: aspectos que merecem atenção para a manutenção de uma universidade saudável

3. A cultura dos construtores: todos são responsáveis pela construção da universidade

4. O futuro: projeções para a universidade no Brasil do TEDxUFRJ 2018

Diferente da maioria dos eventos TEDx, o da UFRJ é organizado exclusivamente por alunos que se dividem em uma jornada no mínimo tripla, conciliando faculdade, estágio e evento. Há estudantes dos mais diversos cursos, como Engenharia, Artes Visuais, Arquitetura, Biblioteconomia, Letras, Biomedicina, entre outros.

O TEDXUFRJ é realizado com o apoio institucional do Parque Tecnológico e da Agência UFRJ de Inovação, além de contar com um time que reúne iniciativas de dentro e fora da universidade, como Centros Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes, o Núcleo de Empresas Juniores da UFRJ (UFRJr), além de organizadores de outros eventos TEDx no Brasil e no mundo.

Sobre o evento

A iniciativa surgiu há mais de 30 anos, na Califórnia, e a ideia deu tão certo que, em 2009, criou-se o TEDx: uma espécie de TED que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, organizado por qualquer pessoa, com entrada gratuita. De lá para cá, mais de 5 mil TEDx aconteceram pelo mundo, incluindo o Iraque, o Irã, o Iêmen, a Antártida, o Afeganistão, favelas, presídios, a muralha da China e num palco flutuante no Rio Negro, no Amazonas.

TEDxUFRJ 2018 “Como (re)construir a universidade?”

14 de junho, das 10h às 18h

Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ - Bloco A - Cidade Universitária (Ilha do Fundão)

Matheus Leite
Telefone móvel: 21 98737-5173