biomakerbattle

O HUB de Inovação na UFRJ, a Biominas Brasil e o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) firmaram uma parceria para implementar, no Rio de Janeiro, uma edição do Biomaker Battle, competição científica em Ciências da Vida que tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros. O objetivo é criar oportunidade para a aplicação prática de ideias de negócio, projetos e pesquisas no desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Meio Ambiente e Agronegócio.

O Biomaker Battle - Edição Rio de Janeiro acontecerá no dia 18 de maio no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, na Rua Diniz Cordeiro, 30, Botafogo, Rio de Janeiro. Neste dia, os estudantes, professores, pesquisadores e profissionais selecionados participarão de palestras, workshops e mentorias de curta duração. Em paralelo, eles serão desafiados a utilizar o conteúdo e ferramentas aprendidas para construir um modelo de aplicação de suas ideias de negócio, projetos ou pesquisas que demonstrem potencial na resolução de problemas reais da sociedade. No final do dia, todos os estudantes e pesquisadores farão a apresentação dos resultados de seus trabalhos para uma banca de avaliadores que escolherá a equipe vencedora.

São consideradas elegíveis inscrições individuais ou de equipes de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais vinculados aos cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras (por exemplo, Universidade, Faculdades, Centros Universitários) e demais pesquisadores que comprovem experiência em Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Meio Ambiente, Agronegócio ou outras áreas de conhecimento.

Maiores detalhes sobre a competição constam neste endereço.

As inscrições devem ser realizadas até 10 de maio através deste link.

O que significa Biomaker?

O termo foi criado numa clara referência ao Movimento Maker, a versão tecnológica da cultura Faça-Você-Mesmo (Do It Yourself). Esta cultura tem em sua base a convicção de que qualquer pessoa pode criar, construir, fabricar e encontrar soluções para consertar coisas simples do dia-a-dia ou até mesmo resolver grandes problemas do mundo atual. O prefixo “bio” faz alusão à área de Ciências da Vida.