cnpqcapes

O programa Talentos para Inovação, que visa a capacitar e garantir que os pesquisadores continuem desenvolvendo suas carreiras no país, anuncia o lançamento de 90 bolsas inéditas com o foco na capacitação e inserção de profissionais especializados em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

As inscrições das propostas serão feitas on-line entre os dias 6 de fevereiro e 12 de março. Ao todo, podem ser inscritos projetos em 28 áreas de competência tecnológica. As “Bolsas Jovens Talentos” variam entre R$ 4,1 mil e R$ 7 mil mensais no período de até 12 meses.

A iniciativa do programa lista, entre seus objetivos específicos, o desenvolvimento de carreiras, incentivo à participação de egressos de programas de formação e capacitação de áreas tecnológicas, e a geração de resultados que possam ser aplicados, sobretudo, na indústria. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 2 de maio.

A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-NC).

As áreas temáticas são:

• Bioquímica de Renováveis
• Biotecnologias Ambientais Aplicadas à Recuperação de Áreas Contaminadas e à Valorização de Resíduos do Setor Industrial
• Comunicações Ópticas
• Desenvolvimento e Escalonamento de Processos Biotecnológicos
• Dispositivos para Internet e Computação Móvel
• Eletrônica Embarcada
• Engenharia Submarina
• Manufatura Integrada
• Materiais – Alto Desempenho
• Materiais para Construção Ecoefiente
• Metalurgia e Materiais