atlasofsocialinnovation

 

A inovação social está em alta. Ao explorarem novas maneiras de lidar com desafios complexos como mudanças climáticas, questões demográficas ou pobreza em todas as partes do mundo, diversas iniciativas (de grupos locais a redes internacionais) acabaram tornando-se histórias de sucesso. Neste contexto, a publicação Atlas of Social Innovation – New Practices for a Better Future pretende fornecer uma visão abrangente de várias ações de inovação social ao redor do mundo, compartilhando os pontos de vista de especialistas originários de diferentes ambientes socioculturais.

Em 62 artigos curtos, o Atlas of Social Innovation explora o colorido mundo deste fenômeno emergente ao apresentar vários tipos de inovações sociais em diferentes regiões e áreas como educação, emprego, meio ambiente e mudanças climáticas, fornecimento de energia, transporte e mobilidade, saúde e assistência social, bem como redução da pobreza e desenvolvimento sustentável. Esta compilação busca demonstrar que a política pública pode desempenhar um papel criativo na criação de estruturas adequadas para as inovações sociais e argumenta que, muitas vezes, as alianças da sociedade civil, da economia, da ciência e do setor público são a chave para o sucesso.

A publicação foi editada por Jürgen Howaldt, Christoph Kaletka, Antonius Schröder, Marthe Zirngiebl da Universidade TU Dortmund (Alemanha) e baseia-se em uma nova geração de projetos de pesquisa financiados pela União Europeia que contribuíram para uma melhor compreensão das condições em que as inovações sociais se desenvolvem, florescem e, finalmente, aumentam o impacto social. Foram mapeados mais de 1.000 casos de inovação social em todo o mundo, dentre os quais uma fatia foi selecionada para uma análise aprofundada de estudo de caso.

Das páginas 130 a 132, consta um artigo de duas professoras da UFRJ, Carla Cipolla e Rita Afonso. Carla é coordenadora da rede DESIS (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade) que reúne mais de 40 laboratórios sediados em escolas de Design em diversos continentes e do grupo DESIS (Design de Serviços e Inovação Social) na UFRJ, um dos membros fundadores da rede. Tem desenvolvido desde 2004 atividades de design para a inovação social na Europa, na África e no Brasil. Rita é pesquisadora associada do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social e da Rede DESIS, ambos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRJ. Também atua no âmbito dos projetos TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory e LASIN - Latin American Social Innovation Network (ambos co-financiados pela Comissão Europeia)

O Atlas está disponível on-line em www.socialinnovationatlas.net. O site convida seus usuários a fazer o download de todo o livro ou artigos selecionados, bem como a propor futuros artigos para uma imagem global mais completa da inovação social.

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ