visitainpi

Em 25 de janeiro, a Agência UFRJ de Inovação recebeu a visita de representantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A reunião foi uma valiosa oportunidade para estreitar os laços entre as duas instituições e discutir ações para aprimorar os serviços de propriedade industrial no Brasil.

Na ocasião, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, relatou as ações que vêm sendo adotadas pelo instituto nos últimos três anos. Também falou dos planos para 2018, destacando oportunidades de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O coordenador da Agência, Ricardo Pereira, ressaltou que ainda há necessidade de incentivar um maior conhecimento sobre PI na Universidade e que há demanda por capacitação. Conforme foi discutido, o aprendizado em busca e redação de patentes, por exemplo, pode melhorar a qualidade dos pedidos.

Além de Luiz Otávio Pimentel, participaram da reunião, por parte do INPI: o coordenador-geral de Disseminação para Inovação, Felipe Melo; a coordenadora de Articulação e Fomento à Propriedade Industrial e Inovação, Rafaela Guerrante; e Natália Calandrini, analista de gestão em PI.

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

facebook        linkedin