aluminamodificada

A alumina é a principal matéria-prima utilizada na cadeia de produção do alumínio e, em menor escala, em processos químicos (e petroquímicos) tais quais: processos catalíticos, processos de absorção, ou até mesmo em aplicações bastante específicas de biomateriais, como próteses ósseas, dentárias etc. Uma das propriedades mais celebradas da alumina é a sua elevada porosidade, permitindo que sua área superficial interna seja utilizada para absorção e suporte de catalisadores, por exemplo. Entretanto, os processos atuais de produção de alumina porosa apresentam elevado custos.

A UFRJ possui, em seu portfólio de ofertas tecnológicas, a patente de um processo de preparação de alumina modificada que consiste na introdução de um componente de baixo custo (biomassa de segunda geração) no preparo convencional da alumina e que contribui significativamente para obtenção de uma alumina com alta área superficial, com maior volume de micro/meso poros e ainda mais estável a mudanças de textura e de fase quando calcinada em ar, comparada à alumina preparada sem a presença de biomassa. A invenção relata ainda o uso da alumina modificada na produção de suportes para catalisadores, aditivos, materiais ópticos, sensores, membranas e adsorventes seletivos.

Atualmente a Agência UFRJ de Inovação está em busca de empresas interessadas em adotar esta tecnologia em seus processos produtivos. Os interessados podem entrar em contato através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

facebook        linkedin