Projeto "UFRJ Doa Uma Aula" leva conhecimento acadêmico para além dos muros da Universidade

ufrjdoaumaaula

Imbuído pela convicção de que o conhecimento produzido pela pesquisa acadêmica deve ultrapassar os muros da Universidade, um grupo de docentes da UFRJ uniu esforços para sistematizar o projeto “UFRJ Doa Uma Aula”. A iniciativa busca levar às escolas públicas de ensino médio e fundamental aulas teóricas e práticas, palestras e promover debates acerca de temas que sejam de interesse da comunidade escolar.

Não há restrições temáticas, de modo que qualquer docente com interesse e disponibilidade pode participar do projeto, atuem eles nas áreas da saúde, de humanas ou tecnológicas. O escopo final do projeto é fomentar um contínuo diálogo sobre possíveis colaborações que tenham como norte a melhoria do ensino na Educação Básica e Superior.

Conforme explicam os integrantes do projeto: “Para defender a educação como um bem público e lutar por uma política educacional que atenda às necessidades da população, é imprescindível o diálogo entre a Universidade e a escola, no que concerne à política educacional, científica e cultural brasileira. Esperamos que a experiência obtida pelos encontros com a escola possa servir de base para promover estudos visando o aprimoramento do ensino superior e de sua articulação com os demais níveis de ensino, primeiro passo na construção de uma proposta de ações para solucionarmos os problemas que temos hoje na educação básica brasileira”.

Os interessados em solicitar as atividades do UFRJ Doa Uma Aula podem acessar o seguinte endereço: http://www.ufrjdoaumaaula.com.br/cardapio.php. Através deste link é possível ter acesso aos professores participantes desse projeto, bem como às possíveis temáticas a serem abordadas, que estão distribuídas entre os seguintes grupos: Ambiente; Biologia; Biotecnologia; Ciência; Comunicação; Engenharia; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; Literatura; Matemática; Materiais; Política; Português; Química; Saúde; Sociedade; Tecnologia; Temas Gerais; Urbanismo. Ao todo, já são mais de cem aulas/ atividades cadastradas. O processo de solicitação é muito simples e demanda informações básicas como o público estimado, local e data da aula, infraestrutura e material disponível etc.

A professora Débora Foguel, que integra da equipe de professores do projeto, por exemplo, oferece a aula “Como as proteínas adquirem suas  estruturas e funções?”. Ela lembra que “os pesquisadores dos programas Cientistas do Nosso Estado (CNE)  e Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE) precisam oferecer uma atividade junto as escolas por ano. Essa é uma ótima oportunidade para a melhora da nossa educação básica tão combalida”.

Os docentes que se interessarem em integrar esta iniciativa devem acessar o seguinte endereço: http://www.ufrjdoaumaaula.com.br/junte-se-a-nos.php.

FOTO: Alessandra Coelho

twitter    facebook