Composteira unifamiliar de resíduos orgânicos

composteiraRESUMO: Trata-se de um composteira unifamiliar de resíduos orgânicos capaz de produzir composto e biofertilizante para serem utilizados na agricultura, jardins e áreas verdes, além de ser uma alternativa de geração de renda, através da comercialização do composto.

DESAFIOS E OBJETIVO: A composteira unifamiliar de resíduos orgânicos tem por objetivo principal realizar o tratamento unifamiliar de resíduos orgânicos na fonte geradora. Com isso, minimiza-se o volume de resíduos orgânicos descartados diariamente em aterros sanitários, além de reduzir os gastos com o transporte, as emissões de gases de efeito estufa, e aumentar a vida útil dos aterros sanitários.

SOLUÇÃO: A invenção busca descentralizar o modelo de tratamento de resíduos sólidos, substituindo o sistema brasileiro atual para um novo processo geração-tratamento, onde o tratamento ocorre em escala menor e na própria fonte geradora. Desta forma, a composteira torna o utilizador um colaborador ativo no combate à problemática da destinação inadequada dos resíduos. Além de ser uma alternativa para criar um elo de responsabilidade entre o gerador e o tratamento, reduzindo assim a parcela destinada aos poderes públicos.

APLICAÇÕES: Aplicação dos produtos (composto e biofertilizante orgânico) na agricultura, parques, jardins e áreas verdes.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente
BR1020160060036 - Composteira unifamiliar de resíduos orgânicos

CONTATO:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ