Novo meio de cultura para cultivo de células-tronco

celula-tronco-alzheimer-1024x819RESUMO: A tecnologia consiste em um novo processo de produção de meio de cultura para células-tronco. O meio de cultura elaborado facilita o processo de cultivo convencionalmente realizado.

DESAFIOS E OBJETIVO: As células-tronco são células capazes de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos que compõem o corpo humano. Outra característica especial das células-tronco é a autorreplicação, ou seja, essas células são capazes de gerar cópias idênticas de si mesmas. Devido a estas duas características, as células-tronco são, hoje, objeto de intensas pesquisas, dada a vasta gama de aplicações terapêuticas que podem advir de seu uso. O mercado de células-tronco no Brasil apresenta um contexto muito positivo, refletindo também um crescimento da demanda por insumos.

A invenção tem o objetivo de estabelecer um substrato com a complexidade necessária para garantir pelo menos 95 % das células mantidas pluripotentes. Além disso, o uso de camadas de células alimentadoras é substituído, as condições de cultivo são mantidas e a contaminação com moléculas animais pela matriz é eliminada, sendo um substrato de baixo custo e compatível com a demanda científica nacional.

SOLUÇÃO: Obtém-se um substrato altamente eficiente, que apresenta baixo teor de contaminação cruzada, armazenamento simples e por longo período de tempo sem alteração das características, além de baixo custo de produção. A invenção pode ser utilizada para todos os tipos de células pluripotentes (embrionárias e induzidas), tanto murinas quanto humanas. Também pode ser produzido em larga escala, gerando produtos de baixa perecibilidade.

APLICAÇÕES: A tecnologia é aplicada especificamente na produção de meios de cultura voltados à pesquisa científica na área biológica, além de possuir potencial para futuro uso na clínica médica.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente
PI1103059-3 – Processo para obtenção de um substrato de cultivo para células-tronco pluripotentes e substrato de cultivo produzido pelo mesmo

CONTATO:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ