Processo de obtenção de açúcares e lignina da biomassa

processodeobtençãodeacúcareseligninadabiomassaRESUMO: A presente invenção pertence ao campo da produção de moléculas orgânicas a partir de biomassas. A tecnologia é um novo processo para extração de moléculas orgânicas de rejeitos do agronegócio (ex: o bagaço da cana-de-açúcar, palha de milho, soja e arroz). Os principais compostos extraídos são açúcares que podem ser aplicados na produção do etanol.

DESAFIOS E OBJETIVO: Biomassas podem ter várias origens como os resíduos da agroindústria e das industrias papeleira, madeireira e do cultivo de algas, bem como outras origens. As biomassas podem ser fontes renováveis de energia; podendo ser usadas como substituto para combustíveis fósseis. Estudos visando à utilização da biomassa lignocelulósicas e da biomassa de algas, por exemplo, na produção de etanol e biodiesel vem aumentando a cada ano. Entretanto, o processamento destas biomassas ainda é um desafio. No caso das biomassas lignocelulósicas, estas apresentam características em seu estado original que dificultam ou até impossibilitam seu uso em processos industriais: densidade relativamente baixa de energia, grande volume que dificulta o transporte, composição não uniforme, dentre outros. A presente invenção refere-se a um processo de produção de moléculas orgânicas a partir da biomassa que compreende seu pré-tratamento com um líquido iônico em um misturador, que permite o tratamento contínuo e com altas cargas de sólidos.

SOLUÇÃO: A tecnologia é aplicada na extração de compostos orgânicos como açúcares e lignina a partir da biomassa vegetal. A nova tecnologia proporciona benefícios e melhorias às técnicas utilizadas, além de contribuir no aperfeiçoamento da obtenção de insumos para a produção do etanol.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente BR1020130104159 – Processo de produção de moléculas orgânicas a partir da biomassa.

Patente em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CONTATO:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ