Novo processo de degradação de resíduos da indústria de papel e celuloseRESUMO: A tecnologia consiste em um novo processo de fotodegradação de compostos organoclorados, rejeitos do clareamento do papel. A degradação destes compostos tóxicos para a natureza é realizada por meio da mistura de álcool mais um composto básico e exposição à luz ambiente ou artificial.

DESAFIOS E OBJETIVO: Por muito tempo, os compostos organoclorados têm sido considerados como grandes responsáveis pelos problemas de contaminação ambiental, principalmente porque esses compostos são, em geral, altamente tóxicos, de difícil degradação natural e tendem a se bioacumular no meio ambiente. A tecnologia realiza de forma eficaz a degradação dos compostos organoclorados provenientes da indústria produtora de papel. Seu objetivo é a descontaminação de rejeitos da indústria de celulose.

SOLUÇÃO: Diferencia-se de outras técnicas por ser um processo que tem baixo consumo energético e não usa reagentes caros, catalisadores, nem temperaturas elevadas. Elimina o rejeito de glicerina produzida pelo biodiesel, que é um problema atualmente, pois não há uso para esta substância.

APLICAÇÕES: A tecnologia é aplicada no tratamento de rejeitos organoclorados, principalmente provenientes da indústria de produção de papel.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente PI0900688-5 - Processo de fotodegradação de compostos aromáticos organoclorados

CONTATO:
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793