Novo processo para obtenção de compostos orgânicos em vegetais

Novo processo para obtenção de compostos orgânicos em vegetaisRESUMO: A tecnologia consiste em um novo processo de extração de moléculas com alta massa molar de vegetais. O processo ocorre por fracionamento, conseguindo separar moléculas com potenciais aplicações na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética.

DESAFIOS E OBJETIVO: A exploração de compostos naturais vem crescendo no Brasil, principalmente na indústria da beleza e alimentícia. Segundo projeção do Euromonitor, esse mercado deve crescer 39% até 2014 e movimentar um total de US$ 21,5 bilhões no Brasil. O primeiro objeto dessa tecnologia trata-se de um processo de fracionamento de extratos vegetais, que ocorre de forma sequencial e pode ser realizado de modo operacional do tipo batelada e/ou diafiltração. O segundo objeto dessa tecnologia trata-se do uso das frações do extrato obtidas pelo processo de fracionamento na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética e de química verde, em especial em trabalhos de prospecção fotoquímicas, na produção de composições com ação antioxidante, anti-inflamatória e/ou anticancerígeno.

SOLUÇÃO: O processo objeto desta tecnologia permite o enriquecimento das frações obtidas nas moléculas polares com alta massa molar, inicialmente presentes no extrato em baixa concentração, tais atividades são intensificadas tendo, aplicação em diversas áreas industriais.


APLICAÇÕES: A tecnologia tem aplicação na industria farmacêutica, de alimentos e cosmética.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente PI0902334-8 – Processo de fracionamento de extratos vegetais para a obtenção de moléculas polares com alta massa molar

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

 

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ