Nova formulação para o tratamento da esquizofrenia

novaformulaçãoparaotratamentodeesquizofreniaRESUMO: A presente invenção se refere a moléculas ativas sobre o sistema nervoso central. Mais especificamente, as moléculas da presente invenção referem-se a derivados benziltiazolidinônicos úteis no tratamento da esquizofrenia ou de outras manifestações clínicas que requeiram o uso de antipsicóticos.

DESAFIOS E OBJETIVO: A esquizofrenia tem sido descrita como "a pior doença que afeta a humanidade", devido à multiplicidade de sintomas e à permanência dos mesmos ao longo da vida do paciente. Ela é um transtorno psiquiátrico crônico e incapacitante, uma doença de natureza complexa, com manifestações múltiplas e quadros variados e a mais importante das psicoses. Cerca de 1% da população desenvolve esta doença ao longo da vida, sendo a incidência semelhante em homens e mulheres. É uma das formas mais importantes de doença psiquiátrica, uma vez que afeta pessoas jovens. Além disso, estudos mostram que pacientes esquizofrênicos apresentam uma taxa de mortalidade duas vezes maior do que a população em geral, pela maior prevalência e gravidade das condições clínicas. A nova formulação conseguiu reduzir os efeitos colaterais do tratamento convencional da esquizofrenia. Esse é um importante resultado no tratamento desse tipo de doença.

SOLUÇÃO: Apresentaram menor incidência de catatonia (comprometimento do sistema motor humano) e efeito sobre a coordenação motora quando comparados com outros agentes antipsicóticos.

APLICAÇÕES: A formulação desenvolvida tem aplicação específica como novo medicamento para tratamento da esquizofrenia.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente
BR1020130224022 - Derivados benziltiazolidinônicos úteis no tratamento da esquizofrenia
Parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

CONTATO: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ