limpezadeaguaesoloaposderramamentodeoleoRESUMO: A tecnologia consiste em um novo método biotecnológico aplicado na remoção de vazamento de óleo e contaminação por metais pesados de água e solo. Como resultado há a produção de biossurfactantes e PHA produzidos por bactérias geneticamente modificadas.

DESAFIOS E OBJETIVO: A indústria do petróleo, devido ao seu crescimento e à grande utilização que faz do transporte marítimo, vem registrando diversos acidentes ambientais envolvendo navios, portos, terminais, oleodutos e refinarias, entre outras fontes. Nos ambientes naturais, o petróleo é de difícil remoção porque os hidrocarbonetos se adsorvem a superfícies, causando sérios danos ao meio ambiente. Dessa forma, tecnologias que removam os vazamentos de óleo se tornam muito atrativas para o mercado.

Estratégias biotecnológicas e sustentáveis apresentam-se como um grande desafio e um vasto campo para a pesquisa de novas soluções para a remediação destes casos. A remediação e biorremediação de solos e águas impactados por petróleo caracterizam-se como tecnologias limpas, embora ainda de alto custo, que permitem a recuperação de locais contaminados. O emprego de micro-organismos naturais (biorremediação) ou a administração de biossurfactantes, geralmente produzidos em regime de contenção, promove a remoção eficiente dos contaminantes adsorvidos ao solo. A produção de surfactantes biológicos é, portanto, uma importante alternativa aos produtos existentes.

SOLUÇÃO: A solução da tecnologia está na modificação genética realizada para produção de uma enzima capaz de produzir biossurfactantes, removendo, assim, o óleo ou metal pesado contaminante.

APLICAÇÕES: A tecnologia pode ser aplicada em diversos contextos: extração de petróleo, fabricação de plástico, dentre outros.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente PI1102193-4 – Burkholderia kururiensis geneticamente modificada, método para produção de biossurfactante do tipo raminolipídeos e usos

CONTATO:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        linkedin
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ