Novo Luminol com kit para a detecção de resíduos de sangue oculto e seus usos

luminolRESUMO: O LUMINOL é o mais eficiente detector de sangue oculto em cenas de crime. Trata-se de uma substância que reage com o sangue e adquire propriedade fluorescente. Atualmente, são comercializados no mercado diversas marcas e produtos conhecidos pelo nome luminol e que são direcionados para o mercado de investigação e resolução de crimes.

Embora já existam vários produtos no mercado, diversos deles não são eficientes na investigação de amostras com quantidade muito pequena de sangue. A  luminiscência produzida dificilmente é detectada pelo investigador, tornando assim, necessária a aplicação de um luminol que propicie maior destaque para observação.

Além disso, um outo ponto crítico é que diversos desses produtos no mercado danificam a amostra de sangue identificada. Isso acaba impedindo que sejam realizadas análises posteriores mais detalhadas e inviabiliza também que o material sirva de prova nas situações de crime.

DESAFIOS E OBJETIVO: A nova tecnologia objetiva a identificação de sangue em amostras com quantidade muito pequena. A reação não danifica o material identificado, permitindo análises posteriores ou uso do material como comprovação do crime. Apresenta a maior sensibilidade de detecção de sangue oculto entre as opções disponíveis no mercado. O Luminol é cinco vezes mais sensível que a fenolftaleína, e seis vezes mais sensível que o Verde de Malaquita e a Benzidina.

SOLUÇÃO: A nova tecnologia consiste em um novo luminol com características que proporcionam uma luminiscência bem superior aos produtos no mercado. Isso permite investigações e identificação de rastros de sangue em quantidades muito reduzidas (uma parte por milhão).

APLICAÇÕES: O luminol é uma ferramenta muito eficaz para apoiar os processos de investigação de crimes. A substância também tem potencial de uso em outras atividades como, por exemplo, diagnóstico de limpeza de hospitais e frigoríficos. Esse mercado é bastante amplo e proporciona diversas oportunidades para o consumo e aplicação.

OPORTUNIDADES: Parceria e/ou transferência de tecnologia.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Proteção solicitada por patente
BR1020140141634 - Processo de síntese do luminol, kit para a detecção de resíduos de sangue oculto e seus usos

CONTATO:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (21) 3373-1788 / 3733-1793

BAIXAR VERSÃO EM .PDF

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ