Sintese de nanoparticulas de prata utilizando o extrato da folha de goiabeira

A Agência UFRJ de Inovação está com mais uma tecnologia disponível para licenciamento. Trata-se da "Síntese de nanopartículas de prata utilizando o extrato da folha de goiabeira". A oportunidade é voltada para empresas interessadas em fazer uso da mesma no setor produtivo. Os interessados em maiores informações devem entrar em contato com a Agência UFRJ de Inovação.

Resumo

A invenção consiste num processo de síntese de nanopartículas de prata que ocorre a partir do extrato da folha de Psidium guajava L. (goiabeira) com o uso de nitrato de prata. O processo possui características singulares de sustentabilidade, baixo custo, elevada eficiência e é considerado um procedimento tecnológico limpo por ser amigável ao meio ambiente. As nanopartículas de prata são utilizadas para diversos fins tecnológicos e a presente invenção é qualificada para estes propósitos bem como diversas possíveis inovações tecnológicas.

Desafios e Objetivos

O Brasil é o maior produtor de goiabas vermelhas do mundo e na agricultura há necessidade de poda das árvores para a manutenção dos cultivos e rendimentos frutíferos, tornando a folha da planta um rejeito do agronegócio que pode ser utilizado, a baixo custo, para a síntese dasnanopartículas. As aplicações desta tecnologia abrangem desde a nanoeletrônica até as indústrias de tintas, têxteis, alimentícias, dentre outras relacionadas aos bens intermediários e bens de consumo.

Solução

O processo de síntese de nanopartículas em escala comercial geralmente ocorre através do uso de rotas químicas que utilizam solventes tóxicos ou biorreatores de alto custo, tornando a presente invenção uma rota alternativa interessante para o mercado. Além disso, as nanopartículas de prata também são capazes de serem antimicrobianas contra patógenos multirresistentes e estabelecem-se, assim, como uma tecnologia fundamental no combate à disseminação e proliferação de micro-organismos causadores de infecções.

Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (2º andar)