pessoas

 

A UFRJ possui diversos geradores da cultura e da prática empreendedora incentivando ações. Aqui você encontra os principais professores com perfil empreendedor e inovador dentro e fora da sala de aula, oferecendo aos seus alunos o know-how necessário para desenvolver suas habilidades.

 

Pessoas Alane

Alane Beatriz Vermelho
Diretora do Instituto de Microbiologia e Coordenadora do BIOINOVAR
http://lattes.cnpq.br/8868778363145523

"A Trama Empreendedora pode ajudar a elevar a UFRJ e fazê-la alcançar melhores níveis. É importante para unir interesses, demonstrando que queremos inovar e empreender."

 

 

 

 

Textos referenciais recomendados:
Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2014 - resultados de professores (pdf para download)
Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2014 - resultados longitudinais (pdf para download)
Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2014 - resultados qualitativos (pdf para download)
Empreendedorismo nas universidades brasileiras 2014 - resultados quantitativos (pdf para download)
Estudo prospectivo - visão de futuro e agenda INI biotecnologia: 2008-2025 (pdf para download)
Manual de orientações gerais sobre inovação – Ministério das Relações de Exteriores (pdf para download)
Política de Propriedade Intelectual das Instituições Cientificas e Tecnológicas do Brasil – Relatório FORMICT 2014 (pdf para download)
Um olhar da Inventta: como fomentar mais e melhor nas empresas? (pdf para download)

 


 

pessoas beany

Beany Guimarães Monteiro
Professora do curso de Design Industrial DI/PP/EBA/UFRJ e coordenadora do Labdis
http://lattes.cnpq.br/9187137839545288

"Dentro da universidade precisamos associar as nossas ações à estrutura da universidade e agregar nossos esforços gerando conhecimento em diferentes áreas. A iniciativa da Trama Empreendedora da UFRJ é importante porque está construindo um nó nesta rede, mas vamos precisar nos associar a outros nós dentro da Universidade para tornar o empreendedorismo de alguma forma parte do ensino, da pesquisa e da extensão universitária."

 

 

 

Textos referenciais de própria autoria:
Ilha de lentidão: uma proposta de espaço de contemplação em ambiente universitário.  Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (II SBDS). (2009) - NICOLAIEWSKY, M. A.; MONTEIRO, B. G. (pdf para download)
O design como ferramenta na área da educação: uma estratégia de inovação para sustentabilidade através da integração entre pesquisa, extensão e ensino num curso de graduação em Projeto de Produto. Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (II SBDS), (2009) - MONTEIRO, B. G.;  SILVA, A. A. L. (pdf para download)
O design no processo de incubação de empreendimentos populares. Revista UFG – Ano XV n° 15, dezembro de 2014 - MONTEIRO, B. G. (pdf para download)
Rede autônoma de educação.  9° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - MONTEIRO, B. G.; LUSTOSA M. G. L..; SOUZA, V. S. N. (pdf para downlaod)

 


 

franciscoduarte

Francisco Moura Duarte
Professor associado da Área de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/9967125649310965

"A Trama Empreendedora pode ser uma iniciativa integradora de departamentos, de professores, de alunos e de atividades de pesquisa. Uma Universidade Empreendedora precisa de criar dinâmicas coletivas de trabalho e estudo."

 

 

 

 


 

Pessoas juliaparanhos

Julia Paranhos – IE / UFRJ
Professora das disciplinas de Economia e Administração de Empresas Farmacêuticas, na FF, e Gestão da Inovação, no IE, autora do livro Interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia: o caso do sistema farmacêutico de inovação brasileiro (Eduerj, 2012)
http://lattes.cnpq.br/2267894578014425

"Este movimento que vocês (Trama Empreendedora) estão fazendo é extremamente rico; reunir essas experiências e iniciativas para a gente poder articular isso melhor dentro da UFRJ. Se tem todas as áreas aqui... Tem o pessoal da administração, economia, o pessoal das áreas específicas em termos de base tecnológica. É como se você tivesse alinhavado uma maneira de unir destino e desejo num empreendimento que é bom para todo mundo; é bom para a UFRJ, para o aluno, para a sociedade, é extremamente saudável."

 

Textos referenciais de própria autoria:
Interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia: o caso do sistema farmacêutico de inovação brasileiro

 


 

pessoas lia

Lia Hasenclever  – IE / UFRJ
Professora de disciplinas como empreendedorismo, economia das empresas, economia e administração de empresas farmacêuticas, entre outras
http://lattes.cnpq.br/1501388573142596

"O portal pode ser positivo pois é necessário disseminar a ideia de empreendedorismo. Na medida em que ele mostra inciativas empreendedoras, outras pessoas poderão se estimular a fazer o mesmo."

 

 

Textos referenciais recomendados:
O segredo de Luisa - DOLABELA, Fernando (pdf para download)

 


 

Pessoas MarcusVinicius

Marcus Vinícius de Araujo Fonseca – PEP / UFRJ
Professor da disciplina de Inovação nas Organizações da COPPE/UFRJ
http://lattes.cnpq.br/7722873668622044

"Este movimento que vocês (Trama Empreendedora) estão fazendo é extremamente rico; reunir essas experiências e iniciativas para a gente poder articular isso melhor dentro da UFRJ. Se tem todas as áreas aqui... Tem o pessoal da administração, economia, o pessoal das áreas específicas em termos de base tecnológica. É como se você tivesse alinhavado uma maneira de unir destino e desejo num empreendimento que é bom para todo mundo; é bom para a UFRJ, para o aluno, para a sociedade, é extremamente saudável."

 

Textos referenciais de própria autoria:
Analysis of the innovation potential of Brazillian oil and gas companies (ALONSO, Paulo Sergio; FONSECA, Marcus Vinicius; JUNIOR, Edival; PINTO, Maria Cristina)
Cultura da inovação: conceitos e modelos teóricos (FARIA, Maria de Fátima; FONSECA, Marcus Vinícius)
Empreendedorismo acadêmico na COPPE/ UFRJ: reflexões sobre empresas criadas com a participação de professores (CARVALHO, Rodrigo; CUNHA, Robson; FONSECA, Marcus Vinicius; RENAULT, Thiago)

 


 

pessoas aliceferrucioMaria Alice Ferrucio
Professora do curso de Engenharia de Produção. Responsável pelo GN2. Professora de disciplina de Empreendedorismo. Consultora em gestão, plano de negócios e estratégia empresarial.
http://aliceferruccio.blogspot.com.br
http://lattes.cnpq.br/1174082033034017


“Acho super importante um portal de empreendedorismo na UFRJ pois os alunos concentram a informação em único lugar, então se eu quiser algum dado sobre empreendedorismo por meio do portal eu vou poder saber quem eu posso procurar, pois atualmente fica disperso.”


Textos referenciais recomendados:
Empreendedorismo na prática. José Dornellas (2015). LTC Editora
Empreendedorismo para visionários – desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. José Dornellas (2014). LTC Editora

 


  

Pessoas MariaDeFatimaBruno

Maria de Fátima Bruno – IE / UFRJ
Professora com pesquisa relacionada à criatividade nas organizações.
http://lattes.cnpq.br/8599349398408940

“O contexto de trabalho tem fundamental importância na expressão da criatividade dos trabalhadores de diferentes níveis em uma organização. São vários os fatores que contribuem para sua emergência, desde o conhecimento sobre a área em que se deseja criar algo novo; as características das tarefas; o estilo de gestão; a liberdade de ação, dentre outros aspectos. Daí a necessidade de se identificar os fatores favoráveis e os desfavoráveis à criatividade no ambiente de trabalho.”

 

Textos referenciais de própria autoria:
Criatividade e inovação nas organizações - desafios para a competitividade
Medidas de criatividade - teoria e prática
Theory and practice of creativity measurement

 


 

Pessoas Pierre

Pierre Ohayon – FACC / UFRJ
Professor da FACC, com pesquisa no campo da Avaliação em Ciência e Tecnologia
http://lattes.cnpq.br/8556297490523922

"Em o Espírito das Leis de Montesquieu, um dos grandes precursores da Revolução Francesa, diz em seu prefácio: 'Comecei por examinar os homens e acreditei que em meio a essa infinita diversidade de leis e costumes eles não eram exclusivamente norteados por suas fantasias'. E ainda relata algo que eu apreciei muito: 'para fazer grandes coisas não precisa ser um gênio, não devemos ficar acima dos homens, basta ficar com eles'. Então a pesquisa, o ensino, a extensão são sempre uma obra coletiva, não é para fazer para, é para fazer com. Acredito que a vocação da nossa Universidade é exatamente isto, é de fazer com, e ser valorizado cada vez mais".

 

Textos referenciais de própria autoria:
Avaliação do capital conhecimento em programa de formação de empreendedores. World Conference on Business Incubation.
O cientista e o administrador de C&T na era do diálogo dos aaberes – publicado no Anpad

Textos referenciais recomendados
Interfaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação. José Alberto Aranha
Plano de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Cesar Simões Salim, Nelson Hochman, Andrea Cecilia Ramal, Silvina Ana Ramal (2005) Editora Campus
Pioneiros & empreendedores - a saga do desenvolvimento no Brasil. Jacques Marcovitch (2005) Editora Saraiva.
Implantando uma empresa. Helene Salim,  Cesar Simões Salim, Carlos Frederico Corrêa Ferreira (2010) Editora Elsevier
Construindo planos de empreendimentos. Cesar Simões Salim (2010) Editora Elsevier.
Introdução ao empreendedorismo. Cesar Simões Salim,  Nelson Caldas Silva (2009) Editora Elsevier.

 


 

Pessoas Renata

Renata Lèbre La Rovere – IE / UFRJ
Professora do IE, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e coordenadora da Ayra
http://lattes.cnpq.br/2861424806494103

"O empreendedorismo não é um modismo, é muito mais uma atitude. A pessoa pode até nascer com características que favoreçam o desenvolvimento do empreendedorismo, mas não adianta ela ter essas características se ela não estiver num ambiente que não é propicio à inovação e ao empreendedorismo. Na minha visão, o empreendedor é a pessoa que percebe oportunidades e busca aproveitar estas oportunidades com o desenvolvimento de inovação."

 

Textos referenciais de própria autoria:
Entrepreneurship in Brics: Policy and Research to support entrepreneurs
http://www.springer.com/us/book/9783319114118

 

 

 

 

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ