gruposnucleoseinstitutos

 

Apresentação dos principais grupos, núcleos e institutos relacionados à temática do empreendedorismo.

 

BIOINOVAR

Alinhado às metas governamentais de incentivo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) cria um novo polo de pesquisa na área da biotecnologia: Bioinovar-laboratórios Paulo de Góes.  O Polo desenvolverá produtos inovadores que beneficiem a sociedade nas áreas, médica, farmacêutica, ambiental e biotecnológica, o que lhe confere um caráter multidisciplinar. O Polo Bioinovar será um marco na área da pesquisa biotecnológica no estado do Rio de Janeiro e no país.

A.I Grupos.Nucleos.Institutos BioInovar 


                   

ÁREA: Biologia
UNIDADE: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
http://bioinovar.ufrj.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, Centro de Ciências da Saúde - Bloco I, Cidade Universitária.
Rio de Janeiro, RJ
Tel: 21 2560-8344

 

CENTRO DE ESTUDOS EM CONSUMO

O Centro de Estudos em Consumo (CEC) tem como principal objetivo realizar pesquisas sobre o comportamento do consumidor e marketing, a partir de uma perspectiva interpretativa e cultural.

ÁREA: Administração
UNIDADE: COPPEAD
COORDENAÇÃO: Leticia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Campos
http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/docentes-e-pesquisa/centros-de-estudos/centro-de-estudos-em-consumo


                   

 

CENTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO

O Centro de Pesquisa se dedica a compreender a reconfiguração de negócios e empresas impactadas por novas tecnologias, com ênfase na indústria de informação e entretenimento, e vem realizando pesquisas que levaram à aplicação dos conceitos de ecossistemas de negócios, plataformas, mercados de múltiplos lados, redes sociais, cenários para o planejamento estratégico e novos modelos de posicionamento.

ÁREA: Administração
UNIDADE: COPPEAD
COORDENAÇÃO: Antonio Roberto Ramos Nogueira; Paula Chimenti
http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/docentes-e-pesquisa/centros-de-estudos/strategy-and-innovation


                   

 

CENTRO DE ESTUDOS EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - CENI

O Centro de Estudos em Negócios Internacionais (CENI) tem por objetivo a produção de pesquisa científica sobre negócios internacionais nas empresas brasileiras e assuntos correlatos, e a promoção da disseminação de conhecimento acerca desses temas por meio da realização de cursos e publicações em periódicos científicos. Entre os principais assuntos estudados, estão: processo de internacionalização das empresas brasileiras de diferentes portes, regiões e áreas de atividade; estudos comparativos de processos de negócios e comportamento organizacional entre empresas em diferentes países e ambientes; interações entre as empresas multinacionais e outros atores, organizações, instituições e mercados; efeitos do ambiente internacional (por exemplo, cultural, econômico, jurídico, político) sobre as atividades, estratégias, estruturas e processos de tomada de decisão em empresas multinacionais.

ÁREA: Administração
UNIDADE: COPPEAD
COORDENAÇÃO: Renato Cotta de Mello; Ariane Cristine Roder Figueira
http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/docentes-e-pesquisa/centros-de-estudos/internationalization-firms
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rua Pascoal Lemme, 355 - Ilha do Fundão - CEP: 21941-918
Tel: 21 3938-9898;  Fax: 21 3938-9850


                   

 

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL - CRIE

O Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie) é o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e capacitação em inteligência empresarial do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ.  Tem como missão criar e desenvolver produtos e serviços na área de inteligência empresarial – com ênfase na Gestão do Conhecimento – de forma a contribuir para a inserção competitiva do Brasil na sociedade do conhecimento. O Crie atua nas áreas de Gestão da Informação e do Conhecimento, Ferramentas para Gestão do Conhecimento e Avaliação de Ativos Intangíveis, em atividades de consultoria, pesquisa, desenvolvimento, capacitação e divulgação. Desde a sua fundação, em 1998, o Crie já realizou mais de 20 grandes projetos de consultoria em organizações públicas e privadas, dentre elas Infoglobo, Petrobras, BNDES, Besa-Brascan, Firjan, Proderj, Fundação Roberto Marinho, Eletronuclear, Governo do Estado do RJ, Renault, Braskem (OPP-Odebrecht Química) e Sebrae.

A.I Grupos.Nucleos.Institutos CRIE


                   

ÁREA: Engenharia de Produção
UNIDADE: COPPE
COORDENAÇÃO: Marcos Cavalcanti
http://portal.crie.coppe.ufrj.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bloco I 2000 sala I-014c - Subsolo - CT - Ilha do Fundão - CEP: 21941-914
Tel: 21 3942-7843

 

COPPE-IDEA

O Coppe Idea foi criado pela direção do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) em 2009, com o objetivo de fomentar, apoiar e promover atividades empreendedoras através da interseção, transferência e aplicação dos conhecimentos de seus programas de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos, com foco para disponibilizar novos produtos, processos e serviços de alto valor agregado e inovadores para a sociedade brasileira. O Coppe-Idea é um braço estratégico da Coppe/UFRJ que atua como elo de comunicação entre a academia e a sociedade com o intuito de incentivar a transferência de tecnologia por meio do fomento à inovação e à cultura empreendedora.

A.I Grupos.Nucleos.Institutos COPPE.IDEA


                   

ÁREA: Inovação, Desenvolvimento, Empreendimentos e Aplicações
UNIDADE: COPPE
COORDENAÇÃO: Romildo Dias Tolêdo Filho
http://www.idea.coppe.ufrj.br/
Av. Athos da Silveira Ramos -
CT – Bloco I | 1°Andar | Sala 118 - Ilha do Fundão - CEP: 21941-909
Tel:  21 3938-7152; 3938-7034 e 3938-8075

 

CRIAR

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Articulações com a sociedade – CRIAR foi instituída pela reitoria da UFRJ com o objetivo de ampliar e acelerar a transferência de conhecimento em benefício da sociedade brasileira. Tendo como principal orientação articular as competências da UFRJ com entidades públicas, privadas e representativas da sociedade civil organizada. A CRIAR atua como uma instância de assessoria ao reitor na interface entre os diversos atores da inovação da UFRJ com entidades representativas do processo de inovação do estado do Rio de Janeiro.

A.I Grupos.Nucleos.Institutos CRIAR


                   

http://www.criar.ufrj.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Av. Pedro Calmon, 550, Reitoria, sala 810 A. Cidade Universitária, Fundão. CEP: 21941-901
Tel: 21 3938-1748 

 

DESIGN DE SERVIÇOS E INOVAÇÃO SOCIAL

DESIS objetiva a investigação e desenvolvimento de novos modelos de serviço. Inovações sociais se constituem, também, como novos modelos de interação interpessoal e institucional, apresentando portanto novas configurações de serviço, objeto de pesquisa e desenvolvimento do grupo.

 A.I Grupos.Nucleos.Institutos DESIS


                   

UNIDADE: LTDS/COPPE
COORDENADOR: Carla Cipolla
http://ltds.ufrj.br/_desis/
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
UFRJ - Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Centro de Tecnologia, Bloco F, Sala 123
Tel: 21 2562-8560

 

ECONOMIAS COLABORATIVAS E PRODUÇÃO P2P NO BRASIL

Acompanhar e promover a investigação sobre a emergência do P2P e a dinâmica do comum na sociedade civil, acompanhando modelos e práticas económicas (economia colaborativa) e instituições.

ÁREA: Ciência da Informação
UNIDADE: Programa de Pós-graduação em Informática
COORDENAÇÃO: Clóvis Montenegro de Lima; Ivana Bentes
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8975887119635498
Rua Lauro Muller, 455 - Complemento: 5º andar - Urca - CEP: 22290-160


                   



 

ECONOMIA DO TRABALHO E ESTUDOS SOCIAIS

O grupo estuda questões relativas ao mercado de trabalho, competitividade industrial, formação profissional e distribuição de renda. Em particular, os pesquisadores estão envolvidos na análise das transformações recentes nas regras laborais e nas práticas produtivas das empresas e seus impactos sobre o perfil do emprego e da qualificação da mão de obra.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
COORDENAÇÃO: João Luíz Sabóia
http://www.ie.ufrj.br/pesquisa/trabalho/txttrabalho.html


                   



 

GN² - GRUPO DE NOVOS NEGÓCIOS

O GN² é fruto da motivação de estudantes da UFRJ, integrantes dos programas de graduação, que identificaram a necessidade de uma formação complementar na área de empreendedorismo e gestão estratégica empresarial, sob a coordenação da Profª. Alice Ferruccio, D.Sc. Fundado em 2004 por alunos de Eng. Mecânica e de Eng. de Produção, a missão do grupo é difundir o empreendedorismo dentro do ambiente acadêmico.

Inic.Disc Outros GN2


                               

ÁREA: Politécnica
COORDENAÇÃO: Maria Alice Ferruccio da Rocha
www.gn2.ufrj.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Centro de Tecnologia, bloco F, sala F122

 

 GRUPO BIOECONOMIA

Este grupo tem como objelivo estudar as características competitivas e tecnológicas de industrias de base tecnológica, dando especial destaque ao impacto econômico das inovações biotecnológicas (biotecnologia agrícola, industrial e ambiental) e sobre o sistema de financiamento de inovações e P&D. O Grupo tambem acompanha a evolução da produção de bioetanol no Brasil e no mundo através do Observatório do INFOSUCRO, além de realizar estudos sobre a economia do agronegócio e suas organizações.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
http://www.ie.ufrj.br/index.php/bioeconomia-index/bioconomia-sobre-o-grupo


                   

 

GRUPO DE ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO - GENT

Consiste em uma rede de pesquisadores de diversas instituições universitárias e consultores autônomos. Suas atividades englobam o ensino e a pesquisa nos campos da economia da cultura (englobando as cadeias produtivas do livro, do audiovisual, da música, das artes plásticas e dos espetáculos), do esporte, do turismo e do uso do tempo. As preocupações principais são o mapeamento dos aspectos econômicos destas diversas cadeias produtivas e a avaliação do impado da introdução de mudanças institucionais e novas tecnologias sobre a atuação das firmas, a configuração dos mercados o emprego e a renda.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
COORDENAÇÃO: Fábio Sá Earp
http://www.ie.ufrj.br/pesquisa/gent/index.html


                   

 

GRUPO DE ESTUDOS DO MERCADO DE TRABALHO E ECONOMIA - GEMTE

O seu principal objetivo  e agregar professores, pesquisadores e alunos interessados em estudos sobre o mercado de Trabalho e sua ligação com o comportamento da economia em geral, dando maior visibilidade a esse importante tema econômico no IE. O GEMTE pretende acompanhar a evolução do mercado de trabalho brasileiro sob os mais diversos aspectos (geração de emprego, desemprego salários, estrutura ocupacional. relatividade, desequilíbrios regionais, distribuição de renda e etc.) e desenvolve pesquisas sobre o assunto.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
http://www.ie.ufrj.br/index.php/index-pesquisa/grupos-de-pesquisa


                   

 

GRUPO DE PESQUISA E ECONOMIA DA INOVAÇÃO - GEI

O Grupo de Pesquisa Economia da Inovação (GEI) do Instituto de Economia da UFRJ foi formado no ano de 1993 e tem como objetivo principal o estudo das diferentes dimensões do processo de mudança tecnológica, enfatizando: a análise das inovações organizacionais e o seu papel na difusão de novas tecnologias; a discussão dos impactos da globalização sobre os sistemas regionais, nacionais e internacionais de inovação; a análise dos sistemas de propriedade industrial, políticas industriais e tecnológicas e o papel de novas tecnologias no desenvolvimento do comércio exterior e de novas empresas.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
http://www.ie.ufrj.br/index.php/inovacao/gei-apresentacao


                   

 

INDÚSTRIA E COMPETITIVIDADE

O programa de pesquisa focaliza as transformações em curso na indústria de transformação, de infra-estrutura e de serviços, em função de determinantes de natureza macroeconômica, institucional e tecnológica.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
http://www.ie.ufrj.br/gic/


                   

 

INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Entendimento de como as transformações paradigmáticas referidas à revolução científico-tecnológica se desdobram, se alteram e se especificam nos países em desenvolvimento, envolvendo: 1) abordagem interdisciplinar das transformações contemporâneas na produção material e imaterial, com repercussões na organização econômica, social e política da sociedade; 2) formulação de um quadro referencial de análise adequado à realidade latino-americana e, particularmente, brasileira, não assumindo acriticamente modelos importados de "sociedades da informação" ou do conhecimento.

ÁREA: Ciência da Informação
UNIDADE: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ
COORDENAÇÃO: Maria Lucia Maciel
http://www.ppgci.ufrj.br/grupos/grupos-de-pesquisa.html


                   

 

INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

O grupo se organiza em torno do tema da inovação e seus atravessamentos com as dinâmicas da informação, conhecimento e aprendizado. Esse tema central oferece as coordenadas para estudos e pesquisas na área de indicadores e políticas de ciência, tecnologia e inovação; redes e sistemas de inovação; adoção e difusão de inovações nas organizações; inovação na questão global/local; implicações socioambientais.

ÁREA: Ciência da Informação
UNIDADE: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ
COORDENAÇÃO: Liz-Rejane Issberner
http://www.ppgci.ufrj.br/grupos/grupos-de-pesquisa.html


                   

 

NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS EM EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL E GESTÃO - NECEIG

O NECEIG é um núcleo de pesquisa que tem como principal objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento nas áreas de: estudos cross-culture, estudos organizacionais, empreendedorismo nacional e internacional e relações de trabalho.

ÁREA: Administração
UNIDADE: COPPEAD
COORDENAÇÃO: Adriana Garibaldi de Hilal
http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/docentes-e-pesquisa/centros-de-estudos/neceig
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rua Pascoal Lemme, 355 - Ilha do Fundão - CEP: 21941-918
Tel: 21 3938-9898  Fax: 21 3938-9849


                   

 

NÚCLEO DE ESTUDOS INDUSTRIAIS E TECNOLÓGICOS - NEITEC

O Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos é um centro de excelência na área de Gestão da Inovação, Inteligência Competitiva, Prospecção Tecnológica e Monitoramento Tecnológico e Mercadológico. Atua a montante e a jusante com diversos setores relacionados a indústria química, através de estudos acadêmicos, projetos de pesquisa e consultorias.

 A.I Grupos.Nucleos.Institutos NEITEC


                   

UNIDADE: Escola de Química e Centro de Tecnologia
COORDENAÇÃO: Suzana Borschiver
http://neitec.com/o-nucleo/
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel: 21 3938-7582

 

NÚCLEO DE SOLIDARIEDADE TÉCNICA - SOLTEC

O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) é um programa interdisciplinar de extensão, pesquisa e formação, que desenvolve projetos em rede com abordagem territorial e participativa,  nos campos da Tecnologia Social e da Economia Solidária, visando à construção de políticas públicas para a equidade social e o equilíbrio ambiental. O SOLTEC nasceu a partir da mobilização de estudantes e professores da Escola Politécnica, tendo sido aprovado pelo Departamento de Engenharia Industrial em 13 de março de 2003. Hoje ele é um Programa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e compõe o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ).

A.I Grupos.Nucleos.Institutos SOLTEC
 


                   

ÁREA: Engenharia
UNIDADE: NIDES
http://www.soltec.ufrj.br/
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Av. Athos da Silveira Ramos, 149 -  Salas ABC112 e F122,  CT - Cidade Universitária - CEP: 21941-909
Tel: 21 3938-7780 | 7453

 

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR PARA DESENVOLVIMENTO SOCIAL - NIDES

Finalidades: I – apoiar e desenvolver tecnicamente projetos sociais e solidários junto a movimentos sociais, movimentos comunitários, grupos populares e entidades governamentais; II – desenvolver novos conceitos e metodologias no campo da Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário; III – contribuir na formação de estudantes desenvolvendo competências sociotécnicas, estimulando a sua participação em projetos de desenvolvimento social; IV – promover prioritariamente ações locais e regionais no estado do Rio de Janeiro, além de ações em âmbito nacional e internacional em rede com outras instituições; V – influenciar na construção de políticas públicas a partir de suas práticas e base teórica.


 A.I Grupos.Nucleos.Institutos NIDES


                   

ÁREA: Desenvolvimento Social
UNIDADE: CT
COORDENAÇÃO: Walter Issamu Suemitsu
http://nides.ufrj.br
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Av. Pedro Calmon s/no, Bloco P (Prédio do IVIG), Prédio Anexo ao Centro de Tecnologia - Ilha do Fundão - CEP: 21941-596
Tel: 3938-7453

 

OBSERVATÓRIO DA GESTÃO DA INOVAÇÃO - OGI

Pretende ser um “posto de observação” na web para monitorar tendências relacionadas a este campo de trabalho no Brasil, capturando notícias na web brasileira que incorporem as expressões “Gestão da Informação” e “Gestão do Conhecimento”.

ÁREA: Ciência da Informação
UNIDADE: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ
COORDENAÇÃO: Ana Malin
http://www.ppgci.ufrj.br/grupos/nucleos-de-pesquisa.html
Rua Lauro Muller, 455 - 4° andar - Botafogo – RJ
Tel: 21 2275-0321; Fax: 21 2275-3590                 

 

PESQUISA EM DIREITO, ECONOMIA E CONCORRÊNCIA

O grupo se propõe a desenvolver pesquisas sobre temas que se situam na fronteira e/ou na interação entre o Direito e a Economia, englobando tanto uma análise econômica das normas legais, quanto uma discussão dos efeitos das instituições legais sobre o funcionamento da economia.

ÁREA: Economia
UNIDADE: Instituto de Economia
http://www.ie.ufrj.br/index.php/index-pesquisa/grupos-de-pesquisa

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

                    twitter    facebook
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ