trajetóriasinovadoras

 

O Laboratório de Trajetórias Inovadoras envolve um conjunto de atividades para a difusão da cultura de inovação com ênfase no campo das subjetividades. Correlaciona as ambiências de inovação e empreendedorismo aos projetos pessoais de desenvolvimento, com a proposta do desenho e incremento de projetos profissionais. Através da realização de oficinas, cursos, workshops, palestras e interlocuções a ação conta com uma equipe multidisciplinar para a estruturação de ideias e estratégias pertinentes a criação do projeto de vida, diagnóstico de oportunidades, estudos de viabilidade e implantação dos projetos.

 

OBJETIVO

Oferecer espaço e metodologia¹ para o desenho e acompanhamento de projetos de trajetórias profissionais com ênfase nos processos de geração de inovações e empreendimentos. Em todas as atividades ocorre o estímulo à realização de um projeto de trajetória profissional como um instrumento estratégico, passível de atualizações e, fundamentalmente, como interlocutor do desejo de realização dos sujeitos.

Nos encontros, diferentes módulos são desenvolvidos:

- Contextualização do panorama atual de construção profissional, pela análise de cenários históricos, sociais e políticos e as suas especificidades quanto à inserção e desenvolvimento dos sujeitos;

- Apresentação das ferramentas que propiciam o autoquestionamento e o levantamento das redes de influências e demandas externas que atuam sobre os
sujeitos;

- Embasamento teórico e experimental para o fortalecimento dos processos de decisão e escolhas profissionais;

- Construção de projeto de vida a partir da causa pessoal, desenvolvimento profissional alinhado aos projetos de (des)envolvimento social.

Já participaram dos cursos:

Empresários residentes na Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ
Candidatos participantes do processo seletivo para Incubadora de Empresas COPPE/UFRJ
Empresários juniores (membros e ex-membros)
Alunos de graduação e pós-graduação
Alunos de extensão
Participantes da Universidade das Quebradas

 

INOVAÇÃO E COGNIÇÃO

Propicia a implementação de ações inovadoras na forma de empreendimentos e projetos de intervenção que motivem o desenvolvimento posterior, com base em metodologia de análise de contexto, pesquisa setorial, levantamento das causas e motivações pessoais.

Já participaram dos cursos:

Empresários juniores (membros e ex-membros)
Alunos de graduação e pós-graduação
Servidores e professores da Universidade
Alunos de Extensão

 

INTERLOCUÇÃO

Na perspectiva metodológica que adotamos, se refere a uma série de perguntas e questionamentos sobre a relação do sujeito com o seu desejo e as suas circunstâncias de realização no futuro. Auxilia o levantamento dos recursos pessoais, identificação de demandas e oportunidades setoriais e análise de contexto em relação a uma determinada prática profissional. Propicia o debate sobre o sentido prático do desenvolvimento, o onde e como me inserir e desenvolver.

 


¹ Metodologia aprofundada e validada como parte de tese de doutorameto. KORMAN DIB, Sandra. Juventude e projeto profissional: a construção subjetiva do trabalho. 2007. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

¹ KORMAN DIB, S.; CASTRO, L. R. O trabalho é projeto de vida para os jovens? Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, 2010. v.3, n.1, p.1. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cpst/article/viewFile/25734/27467> Acesso em: 21 dez 2015.

 

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ