PROJETOS

 

UNIDADE DE (DES)ENVOLVIMENTO INTENSIVO - A inovação se apresenta, cada vez com maior intensidade, como uma variável concomitante e dependente do projeto de futuro profissional dos sujeitos. Se entendida como temática transversal ao longo do desenvolvimento humano, requer a implicação - subjetiva e crítica - de diferentes atores. Dentre eles, os Núcleos de Inovação Tecnológica – as agências de inovação – exercem relevante papel na cadeia de valor das ambiências de inovação orientadas por este entendimento. A proposta de correlacionar inovação e empreendedorismo aos projetos pessoais de desenvolvimento faz parte do projeto Unidade de (Des)envolvimento Intensivo - UDI, que oferece espaço ao desenho e acompanhamento de projetos de trajetórias profissionais. Fazendo parte dos processos de apoio à inovação da Agência, a UDI tem como foco o sujeito da ação inovadora, englobando suas motivações, potenciais, limites e incertezas. A UDI se articula no desenho de trilhas de desenvolvimento pessoal, com a proposta de alteração da freqüência e tempo envolvidos nos processos de reconhecimento das causas pessoais, demandas externas, recursos, descobertas e aplicações de ideias e projetos inovadores.

 

PESQUISADOR COLABORADOR - Ao longo de sua trajetória a Agência interagiu com diversos projetos e, principalmente, com as pessoas envolvidas, o que permitiu o estabelecendo de uma rede de articulação, fundamental para viabilizar as possibilidades de contribuição da Agência. Alguns indivíduos passaram a freqüentar a Agência e participar, por vezes, de forma ativa e continuada em projetos. Pensando em manter uma maior proximidade com estes atores, desenvolvemos o conceito de um tipo de relacionamento intelectual, onde ambas as partes – a Agência e o indivíduo – se vissem beneficiados de alguma forma com troca de contribuições, institucionais e intelectuais. Nasce a ideia do Pesquisador Colaborador Independente. Mais detalhes.

 

LEVANTAMENTO SOBRE EMPRESAS-FILHAS DA UFRJ - Pesquisa para coletar dados sobre as empresas-filhas da UFRJ. Empresa-filha é a denominação dada a empreendimentos criados por alunos, ex-alunos e pessoas com vínculo empregatício com a UFRJ, assim como a negócios cuja atividade principal derive de uma inovação licenciada pela universidade. Mais detalhes.

 

TRAMA EMPREENDEDORA DA UFRJ - Considerando a amplitude e a diversidade de ações em torno do tema, tornou-se indispensável reunir as iniciativas de empreendedorismo realizadas pela e na UFRJ. O espaço TRAMA EMPREENDEDORA DA UFRJ é mais do que um lugar de divulgação de projetos e propostas. É um ponto de partida para o encontro de interessados no tema fundamentado no intercâmbio de informações e conhecimentos e na profusão de colaboração em projetos na área.O objetivo é disseminar e fomentar a cultura do empreendedorismo, articulando e mobilizando as iniciativas existentes na Universidade que estão atreladas ao tema, construindo uma rede cada vez mais ampla alinhada com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do país com qualidade de vida e justiça social. Trata-se, assim, de um espaço aberto a toda a comunidade universitária e interessados no tema em geral.Como uma trama que se fortalece em seus nós, este espaço se consolidará como referência das ações na UFRJ relativas à temática do empreendedorismo a partir da sua efetiva utilização tanto para consulta como para alimentação de informações fornecidas pela nossa comunidade universitária. Assim, poderá promover novas ligações interpessoais e novas possibilidades de articulações e colaborações. Mais detalhes.

AGÊNCIA UFRJ DE INOVAÇÃO
Rua Hélio de Almeida, s/n - Incubadora de Empresas - Prédio 2 (salas 25 a 29)
Cidade Universitária | Ilha do Fundão | Rio de Janeiro - RJ | 21941614
21 3733-1793 | 21 3733-1788

              facebook        
 twitter 
UFRJ Agência UFRJ de Inovação - PR2 - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ